Cirurgia íntima

As mulheres não sentem mais vergonha de expor sua vontade de melhorar o corpo. As queixas mais comuns das mulheres no que se refere à intimidade são o volume da região pubiana, conhecida como ‘monte de Vênus’ e dos lábios vaginais.

As cirurgias realizadas na região genital costumam ser simples, feitas com anestesia local e quase sempre não exigem internação. Assim como qualquer plástica, há dor e desconforto nos primeiros dias e, dependendo do tipo de operação, é preciso ficar até 30 dias sem relações sexuais.

 

Transplante de pelos

Indicada para mulheres que apresentam redução de pelos na região púbica devido a problemas hormonais ou cesáreas

 

Redução do monte de Vênus

A gordura localizada sobre a púbis faz com que o monte de Vênus fique volumoso, interferindo na aparência genital e, muitas vezes, provocando desconforto na hora de colocar biquínis, roupas de ginástica e até na relação sexual.

 

Indicação

Aumento do volume ou projeção do monte de Vênus, acarretando desconforto ou constrangimento. Pode ser realizada através de lipoaspiração e/ou ressecção de pele, dependendo da existência apenas de gordura localizada e/ou excesso de pele.

 

Tipo de anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou peridural. A cirurgia demora cerca de 40 minutos.

 

Tempo de internação

A alta é no mesmo dia, depois de 6 horas do término da cirurgia.

 

Pós-operatório

O pós-operatório da redução do monte de Vênus não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (hematomas) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A equimose (hematomas) e o edema (inchaço) podem descer até os grandes lábios vaginais ou bolsa escrotal (saco). A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.
As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 15 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis, nos casos em que há necessidade da retirada de pele.

A sensibilidade do monte de Vênus pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade dos genitais não é afetada (sensibilidade sexual), pois não há manipulação destas estruturas.

 

Complicações

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos).

 

Resultado definitivo

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já são alcançados depois de 2 meses da cirurgia.

 

Redução dos Grandes Lábios Vaginais

Essa cirurgia íntima chama-se labioplastia e visa reduzir o tamanho e a espessura dos grandes lábios. Se o púbis for volumoso, pode ser aplicada a lipoaspiração.

 

Indicação

Aumento do volume ou flacidez dos grandes lábios vaginais, acarretando desconforto ou constrangimento pela genitália feminina ou flacidez (indicação de enxertia).

 

Tipo de anestesia

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou peridural. A cirurgia demora cerca de 40 minutos.

 

Pós-operatório

O pós-operatório da redução dos grandes lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (hematomas) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 21 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

A sensibilidade dos grandes lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada (principal sensibilidade sexual), pois não há manipulação desta estrutura.

 

Complicações

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos).

 

Resultado definitivo

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da cirurgia.

 

Redução dos Pequenos Lábios Vaginais (ninfoplastia)

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, ou seja, aumento do tamanho destes. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho, levando a um constrangimento com seus parceiros sexuais.

A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal, porém sem reduzi-los de forma exagerada. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local. A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos eficaz.

 

Quando é indicada a cirurgia íntima?

A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam alterações indesejáveis da genitália sexual e que se queixam de constrangimento ou desconforto.

 

Qual anestesia é usada?

Local com sedação ou peridural. A alta é no mesmo dia.

 

Quanto tempo dura a cirurgia?

A cirurgia dura em torno de 40 minutos.

 

Qual o tempo de internação?

A alta é no mesmo dia da cirurgia. O retorno ao trabalho poderá ser depois de 3 dias.

 

Existem cicatrizes?

No caso de apenas ser realizada uma lipoaspiração local, a cicatriz é mínima. No caso em que é realizada uma ressecção de pele, a cicatriz assemelha-se à da cesárea. Porém, a cicatriz nesta região geralmente fica pouco perceptível, devido a localização, do tipo de pele local e da presença de pelos no local.

 

São dados pontos?

No caso de ressecção de pele, a sutura é feita com fios absorvíveis, ou seja, não precisa tirar os pontos, pois eles caem sozinhos.

 

Existe o risco de perder a sensibilidade?

A sensibilidade do monte de Vênus pode ficar alterada transitoriamente. Porém a sensibilidade do clitóris ou do pênis, responsáveis pela maior parte da sensibilidade sexual, não é alterada visto que em nenhum momento da cirurgia há manipulação dessas estruturas.

 

Existe algum risco de ter problemas no parto?

A cirurgia intima não altera em nada uma possível gravidez ou parto.

 

O pós-operatório é doloroso?

Não é comum a dor pós-operatória intensa. Pode haver sim um desconforto, principalmente devido ao inchaço local, porém resolvido facilmente com anti-inflamatórios e analgésicos comuns.

 

Quando é alcançado o resultado definitivo?

O resultado definitivo é alcançado depois de 6 meses, como em qualquer cirurgia plástica. Porém, depois de 2 meses já se obtém 80% do resultado.

 

Quando poderei fazer exercícios físicos?

O retorno as atividades físicas poderá ocorrer depois de um mês da cirurgia, com atividades menos intensas e progressão gradual até os grandes esforços.

 

Depois de quanto tempo poderei ter relações sexuais?

As relações sexuais deverão ser evitadas por pelo menos 15 dias podendo chegar até 30 dias dependendo da extensão e local, o retorno deve ser realizado sem traumatismos e com uma boa lubrificação da genitália.

 

* ATENÇÃO: Verifique se o cirurgião com o qual você pretende realizar a sua cirurgia, possui realmente formação em cirurgia plástica pelo site www.cirurgiaplastica.org.br esta é a sua melhor garantia de segurança e qualidade. 

MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICASMEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
X