Rinoplastia

Por ser situado no centro da face, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho implica em grande mudança na estética da face.

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A rinoplastia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.

A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade. Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por exemplo igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais harmônico com a face.

 

Indicação:

Desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.

 

Tipo de anestesia:

Local com sedação ou geral.

 

Tempo de internação:

Geralmente 24 horas.

 

Pós-operatório:

Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias. É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (hematomas), que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.

Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.
Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

 

Complicações:

São muito raras na rinoplastia, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

 

Resultado definitivo:

O resultado definitivo da rinoplastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano, porém já há grandes mudanças a partir de um mês.

 

Recomendações pré-operatórias

1) Comunicar-se conosco até dois dias antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta;

2) Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário estabelecido;

3) Em caso de internar-se no mesmo dia da operação, comparecer ao hospital totalmente em jejum (período de 8 horas de jejum);

4) Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia;

5) Evite o fumo por um período de pelo menos 15 dias antes da cirurgia;

6) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

 

Recomendações pós-operatórias

1) Evitar sol direto nos primeiros 06 meses (em caso de exposição uso de protetor);

2) Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário;

3) Cuidados especiais para com o gesso: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de ‘retirá-lo para ver como ficou o nariz’;

4) Obedecer à prescrição médica (receita);

5) Voltar ao consultório para retirar o curativo, no dia e hora indicados;

6) Não se preocupar com as narinas obstruídas. Aguarde retirada dos tampões (caso esteja usando);

7) Evitar sol de praia no período de 90 dias. Poderá, entretanto, expor-se ao sol ocasional de rua, depois de 30 dias;

8) Não usar óculos, até que seja autorizado (a);

9) Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado);

10) Tire conosco quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial;

11) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15 dias depois da cirurgia.

 

A partir de que idade se pode realizar a plástica do nariz?

Podemos realizar a rinoplastia a partir dos 15 anos, quando o crescimento dos ossos nasais está praticamente definido.

 

Quem tem dificuldade de respirar pelo nariz pode aproveitar para tratar a respiração num só tempo?

É muito frequente a associação da correção estética e funcional do nariz, num só tempo cirúrgico. E como o nariz é uma “unidade funcional e estética” é importante que o cirurgião conheça e domine o nariz, a tal ponto, que opere com propriedade a estética e a função.

 

Quanto custa uma rinoplastia?

O custo de uma cirurgia estética depende de vários fatores, entre eles: renome do cirurgião; investimento científico (participação em congressos, livros, cursos); investimento na clínica (conforto, segurança, equipamentos) e custos hospitalares (taxas hospitalares e medicamentos).

Daí porque existe variação de custo entre as diversas regiões do país ou entre os diversos profissionais de uma mesma cidade ou regiao.

 

Qual a anestesia utilizada para a cirurgia plástica do nariz?

Pode ser anestesia geral ou local, dependendo da experiência do cirurgião e do tipo de procedimento à ser realizado. De qualquer forma, tanto a anestesia local como geral são bastantes seguras, se realizadas em hospital bem equipado e por uma equipe bem treinada.

 

Na anestesia local, o paciente assiste a tudo?

Não. É comum, nestes casos, a utilização de sedativos para deixar o paciente relaxado e semi-consciente, de modo que não há estresse e sim cooperação do paciente

 

A cirurgia plástica do nariz pode deixar alguma cicatriz?

A abordagem externa da rinoplastia ou, quando necessária, a ressecção de uma pequena parte das asas nasais deixam uma cicatriz discreta e de boa qualidade, que não incomodam aos pacientes

 

Quanto tempo dura uma cirurgia plástica do nariz?

A duração da cirurgia varia entre 1h30 a 3 horas, dependendo do que for necessário realizar durante a cirurgia. Em muitos casos, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.

 

Qual o tempo de recuperação pós-operatória?

Normalmente, é preciso um repouso relativo (de 3 a 5 dias) para a recuperação imediata. Decorrido este período, o paciente estará liberado para as suas atividades cotidianas, desde que não envolvam a possibilidade de trauma e que não hajam restrições com relação a sair com o curativo. Com 7 dias são removidos os pontos e renovado o curativo e com 15 dias é removido o curativo.

 

O que é preciso evitar no pós-operatório?

Atividades físicas mais intensas (prática de esportes) por 30 dias. Exposição ao sol por 90 dias.

 

O pós-operatório é muito traumático?

Não é comum queixa de dor no pós-operatório. O maior incômodo relatado pode ser a colocação de um tampão nasal. Porém muitos cirurgiões estão evitando o uso de tampão em cirurgias do nariz, evitando assim, um maior trauma pós-operatório.

 

Toda rinoplastia provoca aquelas famosas manchas roxas?

Nem todos os pacientes desenvolvem hematomas. Mas quando eles surgem, podem apresentar intensidades diferentes, de acordo com a predisposição individual. Em média, sua duração vai de 5 a 7 dias.

 

O inchaço após a cirurgia dura quanto tempo?

A duração e a intensidade do edema pós-operatório dependem de uma resposta cicatricial individual. Em média, o edema mais intenso dura cerca de 30 dias; um edema moderado vai do 2º ao 3º mês; e um edema residual pode perdurar do 4º ao 6º. mês. Na fase inicial, o edema poderá se distribuir de modo irregular, dando um aspecto de assimetria na ponta, no dorso ou nas narinas.

 

Podem ocorrer resultados indesejáveis?

A rinoplastia é um procedimento em que se busca evitar resultados artificiais ou não funcionais, mas pequenas alterações podem fugir ao controle do cirurgião (pequenas fibroses ou pequenas assimetrias), passíveis de uma correção posterior (retoque). O que pode concorrer para isto: tipo de pele; raça; exposição ao sol; fatores genéticos; dificuldades no trans-operatório; abandono das visitas pós-operatórias; e desobediência das orientações médicas. Os retoques (cirurgia revisional) estão presentes porém não são frequentes (14% dos casos).

 

Com a cirurgia plástica do nariz, poderei escolher a forma que eu desejar?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Outra limitação que existe é o próprio tipo tecido que o nariz apresenta, por exemplo: um nariz de pele grossa jamais poderá se tornar tão fino e delicado como outro de pele fina.

 

São utilizados curativos? 

Após terminar a rinoplastia, o nariz é mantido imobilizado com curativo de acrílico, que o recobre totalmente. Esse curativo permanece por cerca de 7 a 10 dias, período após o qual é retirado no consultório. Poderá ou não ser utilizado o tamponamento nasal (com gases vaselinadas), que é deixado por 24 a 48 horas. Após a primeira semana pode-se usar um curativo de fita adesiva, por mais 7 dias.

 

* ATENÇÃO: Verifique se o cirurgião com o qual você pretende realizar a sua cirurgia, possui realmente formação em cirurgia plástica pelo site www.cirurgiaplastica.org.br esta é a sua melhor garantia de segurança e qualidade. 
 

MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICASMEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
X