Toxina botulínica

Indicada para as rugas de face e pescoço, a toxina botulínica é uma substância líquida injetada em certos músculos para que esses deixem de contrair excessivamente, o que leva a atenuação das famosas rugas de expressão. Essas rugas, quando contraem em excesso deixam verdadeiros vincos em nossa face (pés de galinha, testa marcada) e pescoço no decorrer de 7 a 10 anos após seu aparecimento. A quantidade de rugas de expressão é variável geneticamente. Vemos pessoas de 25 anos já com marcas, e outras de 50 anos com mínimas rugas. Isso vai variar com o formato do rosto, peso, espessura da pele, musculatura facial e de pescoço, e não só com a idade. Mas, é fato que ter a pele mais lisa nos deixa com um aspecto mais descansado e leve. 

Os efeitos da toxina duram entre 3 a 6 meses, dependendo da dose, do local da aplicação e do paciente. O efeito de paralisia dura apenas 30 dias, depois o músculo vai mexendo a cada mês um pouco mais. O efeito mais natural é o de atenuação da força muscular e não da paralisia total. A idade para uso tem que ser avaliada individualmente. Geralmente há uma maior necessidade a partir dos 35 anos, porém pacientes mais jovens podem se beneficiar se tiverem músculos muito fortes.

Um grande erro é deixar para fazer toxina botulínica “quando eu ficar mais velha e com mais rugas", nessa fase pode ser tarde, pois as mesmas já estarão bem profundas e não irão desaparecer com toxina. Se for tardio, na fase de rugas fixas  há necessidade de se associar LASER, peelings profundos e preenchimentos para uma correção adequada das linhas .

 

Hiperidrose

Excesso de sudorese em determinados locais pode se tornar desagradável. Hiperidrose axilar, em mãos e pés, pode ser tratada pela injeção de toxina botulínica.

Aplicamos a substância no local onde há excesso de suor e isso leva a uma diminuição da sudorese entre 5 a 8 meses. Considerado um método seguro e prático.

Nas axilas a aplicação pode ser feita com anestésico tópico, e nas mãos e pés sob bloqueio anestésico.

 

Enxaqueca

Uma indicação frequente da aplicação de toxina é para as enxaquecas refratarias à outros tratamento. São realizados pontos específicos na musculatura de cabeça e pescoço, com alívio em muitos pacientes que sofrem desse mal.

MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
MEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICASMEMBRO DAS SOCIEDADES MÉDICAS
X